segunda-feira, 6 de abril de 2009

Quem planta colhe! A F-1 colheu na Malásia...

A F-1 e suas inúmeras provas fora da Europa, seus novos circuitos sem graça, iguais e em lugares atrativos apenas para o bolso de Bernie Ecclestone, porém pior para o público e as equipes teve ontem uma das piores corridas da história da F-1.

Com a F-1 saindo da Europa criou-se o problema do fuso horário para as TV´s européias, como solução veio a mudança do horário das provas. Provas feitas ao pôr do sol, causando como problema o sol baixo que dificulta a visibilidade dos pilotos, ou a escuridão que nada ajuda também.

Ontem na Malásia vimos o caos que isto pode ser. A chuva caiu forte, a prova precisou ser interrompida, porém com o tempo apertado já que logo seria noite local tornou-se impossível voltar a correr. Corrida encerrada na metade, posições invertidas e definidas pelos primeiros pit stops. Pódio sem graça, gosto de que não houve corrida ao final de semana. E a temporada reduzida para 17 provas este ano na verdade terá no máximo 16,5.

Como telespectador me senti um palhaço e uma vontade enorme de ler em breve a notícia da mote de Bernie Ecclestone para deixar a F-1 em paz. Quero de volta provas começando as 13 horas locais, 75% minímo das provas na europa, primeiro lugar levando vantagepm de 4 pontos sobre o segundo colocado, pilotos aparecendo mais que dirigentes, garagistas entrando na categória, regras caretas e conservadoras mas que fizeram da F-1 o sucesso que ainda é hoje.

Nesta semana não haverá o quadro "De olho no sinal". Como avaliar meia corrida? Posição garantidas após a troca de pneus. Glock foi ao pódio surpreso, não sabia que estava em segundo. Rosberg? De candidato a vitória terminou como coadjuvante, a corrida terminou exatamente no momente em que ele estava atrás. Quem foi bom? Difícil dizer, ainda poderia acontecer tanto no GP...

Mas quem foi péssimo da para responder, a equipe Ferrari foi a pior equipe do final de semana. Há os que criticam Räikkönen e Massa, porém estes são apenas grandes pilotos, rápidos, técnicos e experientes, mas nenhum deles faz milagre.

Primeiro a Ferrari erra feio no Q1. Kimi se salva (por muito pouco) e Felipe dança, dança por culpa da equipe e um pouco sua também. Räikkönnen e Massa podiam ser um pouco mais "rebeldes" dentro da equipe e terem a voz um tanto mais ativa. A equipe italiana só funciona quando tem um piloto ou dirigente para mandar nela. Quando fica nas mãos dos italianos...
Para completar, na corrida Kimi Räikkönen (que vinha bem e iria pontuar) vai para os boxes e com a pista totalmente seca (não caia um pingo d´água até o momento) resolvem colocar pneus de chuva forte em seu carro. No momento do pit stop ao ver os pneus que seriam colocados o narrador alemão alertou, "mas é muito arriscado, se não começar a chover agora os pneus estarão destuídos em 2,3 voltas, além de que ele andará mais lento em relação aos demais". Dito e feito, além de girar mais lento que antes, Räikkönen 3 voltas após avisa pelo rádio que seus pneus estavam destruídos. Me perguntei; "Quando um narrador de corridas sabe que o pneu para chuva forte estará destruído em 2,3 voltas quando andar no seco, ninguém na Ferrari sabia disso? O piloto Räikkönen não sabia disso?". A desculpa dos italianos foi que a metereologia errou. Mas errou só com a Ferrari? As outras equipes não erraram os pneus! A BMW e McLaren sempre acertam mais que a Ferrari nas estratégias, o que deixa a imprensão que isso é pura incompetência do time vermelho.

Quando o sistema de metereologia da Ferrari tanto falha é simples resolver o problema! Estende a mão para fora, se não estiver chovendo fica simples escolher o pneu...

Vexame da FIA ontem (pelo horário de prova escolhido) e vexame da Ferrari que possui dois dos melhores pilotos atuais junto a Alonso, Hamilton e Vettel, mas vem queimando a imagem de seus pilotos com tantos erros. Räikkönen não está bebendo e badalando este ano, está mais concentrado e fazendo bons treinos de classificação e Massa ao contrário de 2007 e 2008 não está errando no início da temporada, ou seja corrijiram seus erros, mas a Ferrari pelo visto não corrijiu os seus.

Em breve trarei o bolão atualizado com os pontos novos.

Deixem suas análises!

38 Análises:

Glaucia 6 de abril de 2009 às 15:01  

A Ferrari foi vergonhosa na Malásia. Tão dizendo que o Schumacher errou na parada do Kimi. Será? Tô achando com cara de Dominicalli mesmo.

Acelera Rubinho!,  6 de abril de 2009 às 15:04  

A Ferrari vai pagar os pecados este ano e ainda ver o Rubens ser campeão. Destino irônico esse!

Fernando Kesnault,  6 de abril de 2009 às 15:06  

Quero deixar alguns pts. Análise e são corretas as suas afirmações. A formula 1 é essencialmente européia e não se substime isto, mas tornou-se um negócio internaacional desde a década de 70 do séc. passado, então o Bernie - a quem muito se deve pelo que a f-1 é hoje - deveria se preocupar menos com dinheiro - já tá muito velho prá isso - e sim com a qualidade e força do produto que ainda tem nas mãos. Idéias absurdas sendo impostas, medidas ridículas e absurdas - prá uma equipe entrar na f-1 tem que pagar um valor de meiomilhão de dólares mais ou menos - e outras palhaçadas que só visam a ter - no pensamento dele e do Mosley (um advogado malandro e adepto da lei de Gerson desde os tempos da March de 69 e início de 70)- mais dinheiro e muita mas muita idiotice para que público, mídia e equipes têem a cumprir, sendo tudo isso resumido em "frescuras" de ingleses que se acham soberbos e superiores.

Jhony Bravo,  6 de abril de 2009 às 15:49  

Eu disse que o Barrichello era segundão aqui. Errei, nem segundo ele é, é piloto de quinta...

Deu sorte de dividirem os pontos ou a diferença seria de oito pontos agora pra Button.

André S. 6 de abril de 2009 às 15:52  

Com certeza Ross Brawn vai dar preferência para Button agora. Pra que dividir pontos? Barrichello já pode ficar feliz de ter emprego ainda. Disputar o título parece ser uma coisa que ele nunca vai sentir o gosto.

André S. 6 de abril de 2009 às 15:54  

Massa e Räikkönen estão perdidos com os estrategistas da Ferrari.

Erros de equipe pequenininha, coisa de principiante. Quando é que o festival de absurdos vai acabar?

Manu,  6 de abril de 2009 às 16:34  

Análise sou sua fã!!
"Há os que criticam Räikkönen e Massa, porém estes são apenas grandes pilotos, rápidos, técnicos e experientes, mas nenhum deles faz milagre."
"Räikkönen não está bebendo e badalando este ano, está mais concentrado e fazendo bons treinos de classificação e Massa ao contrário de 2007 e 2008 não está errando no início da temporada, ou seja corrijiram seus erros, mas a Ferrari pelo visto não corrijiu os seus."

Precisa falar mais algo? Nada...

Qt ao resto da corrida era de se esperar toda a chuva. As coisas sairam Mais uma vez Button foi o único q fez as coisas certas e se deu bem de qq forma como já sairia.
Q na China as coisas passem a ser conscientes em todos os andamentos, na Ferrari, nas demais equipes se for o caso, Tio Bernie! Só isso... é pedir muito?

Alonsomaníaca,  6 de abril de 2009 às 17:12  

O que a Ferrari precisa é de Fernando Alonso para liderar o time!

Glaucia 6 de abril de 2009 às 17:14  

A onda do Kimi agora é picolé...hahaha.

Enquantos os outros levavam chuva o Kimi tava tranquilo só curtindo picolé e coca-cola.rsrs

Anônimo,  6 de abril de 2009 às 17:17  

E o paquiderme do alemão... além de vigarista, ainda é péssimo estrategista... desse jeito a Ferrari vai longe!!

Zuador,  6 de abril de 2009 às 18:29  

Shumi pessimo estrategista?rsrs,ainda bem q assinou anonimo.Bom Redaçao,concordo com seus comentarios em relaçao a ferrari,lambamça em cima de lambamça,concordo tbm q os pilotos tem uma pequena parcela de responsabilidade,pois deviam ter mais voz ativa e falar mesmo,nao aceita isso q a equipe chama de estrategia.Glaucia,sem possibilidade de pontuar o filandes iria se preocupar com oq?vencendo ou perdendo ele sempre foi nem ai.E quanto ao Shumi,ele nao eh o chefe na equipe,se deixaram dar uma de chefe,imcompetencia do Domenicali do mesmo jeito.

Patrícia 6 de abril de 2009 às 18:58  

Parece que ninguém tem como discordar mesmo com este post. A Ferrari está "ferrariando" seus pilotos que já começam a acitar os erros da equipe. É hora de exigir um carro melhor e uma equipe mais organizada. Até parece que Kimi e Felipe só tem a Ferrari para correr. Tá na hora de usarem o status que adquiriram na pista fora delas. O Domenicalli não tem só cara de pastel, ele é um pastel mesmo!

Vamos aguardar as próximas corridas e ver o que a Ferrari nos reserva. Já colocaram os pilotos para pararem na mesma volta, erraram os pneus. Libereram os pilotos antes de terminarem o abastecimento. Quem sabe na China eles não acham que o tempo da sexta-feira é muito bom e talvez nem saiam para o Q1! Dá pra esperar de tudo.

Beijos

Patrícia 6 de abril de 2009 às 18:59  

É Manu,

pedir consciência pro Ecclestone é ter muita esperança! rsrs

Bj.

Patrícia 6 de abril de 2009 às 19:02  

Zu,
Button um "gênio" agora e Barrichello um "gênio B".rsrsrs

Como disse o Briatori, o Nakajima virou rápido de um dia para outro. Tem gente que engole né? rsrs

Bj.

Anônimo,  6 de abril de 2009 às 19:19  

....E M.C. o verdadeiro ferrarista, manda : Vejam bem queridos comentaristas e ainda verdes nas coisas formulaúnicas. O que voces estão vendo é algo que acontece há 3 anos pelo menos. A Ferrari dominava o circo. Tecnologia pura....Lembrem-se da McLaren no tempo de Raikkonen...Faltava algo que veio com o Ferrarigate 2 anos atrás. Nada foi feito. Agora temos a McFerrari 2 ou Ferralen 2 com o sugestivo nome de BrawnGP do "gênio" Ross. Acho que tudo isso com a Ferrari é falta de tesão ! Não duvido nada que a equipe mais importante da F1 venha a abandonar a categoria. Hoje, existe uma certa proteção para certas equipes. Diria: Todas equipes são iguais mas umas são mais iguais que as outras. A Ferrari engoliu a McLaren. Pelo bem do espetáculo. Mas a BrawnGP Não dá....Veremos esse "fracasso" acontecer e o Ibope irá lá prá baixo.....Nem Galvião o bom fará milagres. Não vi as duas corridas ! Só eu ? Ha..... E sem Ferrari, adeus F1 ! McLaren some.....2010, o grid hipotético: BrawnGP, Toyota, Red Bull, Toro Rosso, Renault, Force India.......Falei com NosChattamus ! Respeidem !

Sandro,  6 de abril de 2009 às 20:08  

Acabaram com as chances do Massa no sábado. Como o que se safou no sábado resolveram "ferrariar" como disse a Patrícia o finlandês no domingo.

Pra mim a Ferrari é a maior decepção neste início de temporada.

Batista,  6 de abril de 2009 às 20:19  

Terminaram a corrida para evitarem a vitória do Hamilton.

Kimi foi tomar sorvete pq na chuva a Ferrari e os pilotos derretem!

Foi boicote ao nº1 esta corrida!

Luiz Fernando/ LFerrari,  6 de abril de 2009 às 20:31  

Vamos por partes: 1) Bernie e Mosley já deram o q tinham q dar; essa historia de corrida as 17 hs pra agradar as TV's europeias demosntrou q ambos estão caducos e ultrapassados. Rua pra esses pilantras; 2) ferrari tem sido uma piada, como era nos tempos do Alesi e Geraldão Berger. Carro ruim, estratégia pior e incompetencia do domenicalli e do montezemolo, o primeiro pq está aprendendo lá, me parece o menos culpado, e o segundo pq não deu um chute nas nadegas do primeiro desde meados da temporada passada; 3) Kimi e Massa são dois segundões; hj vejo q foi um milagre Kimi ter sido campeão em 2007. Aquela cena do bebum tomando sorvete enquanto o circo pegava fogo foi das mais patéticas q já presenciei em matéria de F1. Kimi só pensa em vodka e Massa, infelizmente, é comum. Pior: estão fazendo de tudo pra q o mau carater alonso vá pra ferrari em 2010; se isso acontecer minha torcida é uma só - q o carro piore muito; 4) só um bando de antiferraristas de inteligencia duvidosa, usando um eufemismo, pra achar q o Schumi teve qualquer coisa a ver c a burrice de por pneus de chuva no seco. Se existem duas pessoas q entendem de estratégia na F1 são ele e o Ross Brawn, q na estratégia cansaram de ganhar corridas perdidas p a ferrari. Agora é claro, as inconsoláveis viuvas do Senna sempre estao a espreita pra criticar o alemão; 5) Rubinho campeão: hahahahahahaahhaha. Concordo c o q foi dito acima: ele não é segundão, é quintão!

Zuador,  6 de abril de 2009 às 20:50  

rsrsrs,pior ainda Paty,q ate quando vira gente o Barrica eh segundao,rsrs,pode ser gente boa,ser bom camarada,mas ate do Button ser segundao eh peso,rsrs.Raras vezes digo isso,mas estou de pleno acordo com vc,hehehe,a ferrari ta ferrando seus dois pilotos e eles precisam ao menos nao aceitar isso q eles chamam de "estrategia",rs,pq venhamos e convenhamos,ta a equipe errou com o Massa no treino,mas ele tem boca pra dizer eu vouuuuuu,errou com o Kimi na corrida,q tbm tem boca pra dizer,cade a chuva?Tipo,embora seja um "pouco" de culpa ja q a maior imcompetencia eh da equipe mesmo,mas essa passividade atrapalha quando o chefe da equipe eh um bundao q tanto de estrategia em f1 quanto eu de odontologia,rs.
bjs

DGF 7 de abril de 2009 às 00:48  

Olá,

Gostaria de convidá-lo para conhecer meu blog, que criei com o intuito de analisar a corrida dentro da corrida!

http://splash-and-go.blogspot.com/

Espero que curta. Vou adicioná-lo aos meus favoritos.

Abraços!

Dan G.

Anônimo,  7 de abril de 2009 às 01:16  

Viúvas do Senna ainda vá lá... mas aguentar viúvas do Schumacher é dose!! Vão se tratar....

Anônimo,  7 de abril de 2009 às 08:56  

M.C., piadista, manda: ..... Até na sorte o Barrichello é azarado. De chaveirinho do Schumacher agora é botton do Button !

Manu,  7 de abril de 2009 às 16:11  

É Patrícia...pedir consciência pro Ecclestone é ter muita esperança... Eu tenho esse problema! ^^ Custa nada, afinal não dói! Alguém precisa avisar isso p/ ele.

Glaucia: depois do acontecido com o Kimi, faria o mesmo q ele fez: Atacaria um picolé e coca-cola e mais nada... As vezes piloto é só piloto e não santo milagreiro.

bjo povo!

Zuador,  7 de abril de 2009 às 18:28  

Primeira corrida no muro,e a segunda picole e coca cola,q temporada maravilhosa do Kimi Raikonem,rsrs

Anônimo,  7 de abril de 2009 às 21:08  

....Ninguém ignora que o homem é um produto do meio. E que o meio é um produto do homem. O resultado não podia ser outro - a mediocridade.....Já dizia o velho sábio Millor....Má, ôh Análise ! Tú tá dano uma di....RONron GROOssildo ? Escreveno feito um condenado e condenando todo mundo ao tédio ? Páracomwilson ! Deixadilson ! Faça qui ném o Marçal ! Ele é qui é legal ! Agora, voltarei a ler Dante Alighieri, "Divina Comédia", Canto XVII do Paraíso, ". . . Deixarás tudo aquilo que te agrada
mais profundamente; é esta seta a tal
logo no arco do exílio disparada.
E provarás como é falto de sal
o pão d' outros, e como é dura estrada
subir e sair pelas escadas de al."...... E assim escreveu, Makaku Lôco. O comentário....

Loucos por F-1 7 de abril de 2009 às 21:22  

Foi uma sacanagem esta história do horário da prova. O Bernie tem passar a tratar a Fórmula 1 como esporte e não como negócio.

Abraço!

Leandro Montianele

Cristiano do Popolog 7 de abril de 2009 às 23:48  

Olá Redação!!!

Convenhamos, que irônico é uma equipe e seus fatores de Sucesso e fracasso. Devo recomeçar a filosofar nesta semana!!!

Até mais...

the jocker,  8 de abril de 2009 às 02:08  

Pessoal estou tendo problemas para entrar no site do globoesporte e gostaria de saber se e so no meu computador ou e o site que esta com problemas.

Manu,  8 de abril de 2009 às 14:25  

Quem falou q a temporada do Kimi está maravilhosa Zuador?

Anônimo,  8 de abril de 2009 às 15:33  

E M.C., MAAANNNNNNNNDA: Não...são muito caras de paus ! Narra a dor agora coloca no Tlog que Senna é cogitado para Toro Rosso....Não adianta, moçada, todo o marketing em cima do Barrildechinello. Indice de rejeição ALTÍSSIMO ! Pode até vencer ! É botton do Button...Dá-lhe, Segundão ! Ross Brawn não é tão bom estrategista assim e direi por quê.... Digamos se Senna estivesse na BrawnGP...BRASIL EM FESTA E m.c. TOLERANDO ATÉ O DIFUSOR MALANDRO( na matéria cara de pau da VEJA nota-se. máFIA não viu a baita diferença aerodinâmica entre as duas peças ? Na revista, dá prá ver direitinho...Até o LantteNEYro identifica que o da BrawnGP é mais arerodinâmico ). O mundo é dos caras de paus ! Óleo de peróba prá QUASE todos ! Incluse um tal de M.C....

Anônimo,  8 de abril de 2009 às 15:58  

....e LantterNEYro, escrivinha: Chefinho, eu VI ! E eu logo perceBI ! Não sou tão burrinha assim,..me faço de sonsa como a maioria...Até um bebê vê la différence ! Mas osenhor está erradinho...Senna, na BrawnGP, seria um empecilho a Ross Brawn pois O MUNDO TODO gostaria de ve-lo vitorioso. Ruimbinho cai como uma luvinha para as pretensões dosingleses e de Button....o senhor me ensinou um pouquinho de maquiavelismo....

Anônimo,  8 de abril de 2009 às 16:58  

REDAÇÃO, CADÊ OS PONTOS DE CADA PARTICIPANTE E SUA RERSPECTIVAS COLOCAÇÕES ? NÃO É UM BOLÃO QUE DÁ UM PLAYSTATION ????????????? SE CADA NICK UMA PESSOA...NINGUÉM RECLAMA TAMBÉM ???????????????

Zuador,  8 de abril de 2009 às 20:31  

Toma sorvetinho e coca cola causa admiraçao em vcs?entao deviam ser fãs dos obesos.Qria ver se tivesse na posiçao do Button se ele nao tava tomando chuva ate umas horas,rsrs.

Anônimo,  9 de abril de 2009 às 09:49  

...e MaKaku Loccu, manda: Zuador anda se admirando com outras cositas más...Doidão o cara aí !

Anônimo,  9 de abril de 2009 às 09:50  

REDAÇÃO, CADÊ OS PONTOS DE CADA PARTICIPANTE E SUA RESPECTIVAS COLOCAÇÕES ? NÃO É UM BOLÃO QUE DÁ UM PLAYSTATION ????????????? SE CADA NICK UMA PESSOA...NINGUÉM RECLAMA TAMBÉM ???????????????

Manu,  9 de abril de 2009 às 15:14  

Se ele tivesse problemas no carro duvido q estaria Zuador. O lance do sorvete e da coca não teve nenhum simbolismo a mais além da vontade do cara. Ele não ia voltar p/ pista mesmo, era proibido comer alguma coisa?
Admiro sim, pelo menos não ficou pelos cantos brigando com o pessoal da equipe, reclamando, gesticulando e fazendo beicinho. Não adianta mesmo. O jeito é esfriar a cabeça da maneira q lhe convir.
Button, Heifeld e Glock viram a ceninha do picolé e acharam só engraçado. Querendo ou não ele é engraçado. O resto q gosta de por defeito. Se ele não é o supra sumo da F1 pq ficar falando dele? Vamos falar do Button se destacando, do Rubinho... Do fenomenal Hamilton,e dos brasileiros já q somos todos patriotas. Pq se importar com um mero picolé de um finlandês q ninguém torce??

the jocker,  9 de abril de 2009 às 15:25  

Aff nao ter de olho no sinal, so pra nao dar luz vermelha para vettel e botar webber como melhor que ele.

Zuador,  10 de abril de 2009 às 10:14  

Pq esse mero filandes tbm esta no circo da f1,e tanto falamos de quem esta se destacando,quando de quem esta uma droga,ou de quem a equipe esta atrapalhando,qr q eu pare de falar do Kimi?vai fica querendo,rsrs.Nao vejo nada demais tbm pra ficarem os fãs tudinho nakele óóó,como o Kimi eh cuca fresca,aaaaaa,poupe-me,eu no lugar dele nao taria so nessa,taria jantando ja.

  ©Template by Dicas Blogger.