domingo, 22 de março de 2009

F-1 escapa por pouco...

Bernie Esclerose...opa... Bernie Ecclestone não desiste do tal sistema de medalhas e embora seja uma idéia rejeitada com louvor por público, pilotos e construtores, o mal velhinho resolveu usar sua influência para usufruir de uma democracia tirana na última reunião da FIA para aprovar o sistema de medalhas apenas rejuvenescido com Botox barato.

Saía as medalhas, porém continuava o mesmo espírito. Seria o campeão quem tivesse mais vitórias. Ou seja, como em uma Olimpíada onde se torna campeão quem obteve mais ouros (vitórias). No entanto uma Olimpíada justa ou não em seu formato, dura apenas algumas semanas, a F-1 é um campeonato de 9 meses. Estamos falando de automobilismo, esporte que se quer é reconhecido como esporte pelo comitê olímpico.

Para ser contra esta idéia não vou dar um exemplo do tipo “... E se alguém ganha as 7 primeiras corridas e não pontua o resto do campeonato...” isto parece um pouco como “... E se os marcianos invadirem a terra...”. Vou dar um exemplo mais realista. Se Robert Kubica tivesse sido mais regular na segunda metade da temporada passada e tivesse somado mais pontos do que todos devido as lambanças de Ferrari e McLaren em algumas provas (não vou separar erro de equipe e piloto), seria justo que ele perdesse o título por ter obtido apenas 1 vitória? Uma vitória de BMW foi menos honroso do que 6/5 vitórias de Ferrari ou de McLaren? Deixemos de lado a suposição, ele teve chances no título até a penúltima corrida, então é correto dizer que ele disputou o campeonato, mais do que todos esperavam, porém com esta regra de dar o título para quem tem mais vitórias teria tirado-lhe da disputa muito antes. Teria deixado o campeonato mais emocionante?

Geralmente na história da F-1 quem vence mais vezes normalmente marca mais pontos. Quase 100% das vezes vence mais corridas o piloto que pilota para a melhor equipe, então nas raras vezes em que o maior vencedor de GP´s perde o título é com merecimento. Veja o exemplo de Nelson Piquet, um dos maiores pilotos de todos os tempos. Piquet ganhou dois de seus três campeonatos sem ser o piloto que mais venceu corrida. Não tinha o melhor carro e vencer provas nem sempre era possível, no entanto andava no limite de seu equipamento e com regularidade e talento superou os pilotos da melhor equipe. Seus títulos de 1981 e 1983 não foram merecidos? Segundo Ecclestone não. Mas segundo fãs do esporte, Michael Schumacher, Alonso, Hamilton, Luca di Montezemolo e etc. deve consagrar-se campeão quem obteve mais pontos no fim do campeonato e eu vou de acordo com eles. Esta proposta de Ecclestone é uma tentativa de estupro contra a F-1.

A proposta da FOTA (Associação de equipes da F-1) era de valorizar a vitória aumentando a diferença do vencedor para o segundo colocado de 2 para 4 pontos, como já foi antes do Sr. Ecclestone e Sr. Mosley mudarem o sistema de pontuação.

Pois bem após mudar de forma dramática o campeonato a menos de duas semanas para seu início FIA teve que escutar os gritos de revolta dos pilotos, construtores e fãs que fizeram até uma petição na internet (eu assinei). A petição não faz tanta pressão porque é mal organizada. Gente escrevendo protesto em português, espanhol, polonês... Gente! O mundo fala Inglês e somente inglês, idioma materno é pra usar apenas no país de origem, no exterior “ninguém” fala isso, mas deixa prá lá!

A FOTA bem representada por Montezemolo (foto) colocou pressão e exigiu que a FIA revisse a decisão. O maior vencedor da história da F-1 (Michael Schumacher) não poupou críticas, além do atual campeão Lewis Hamilton que pela primeira vez deixou a política de lado e criticou uma decisão da entidade. Além de Fernando Alonso que se manifestou contrário, porém de forma mais branda.

Visto isso os representantes FIA (leia-se Ecclestone e Mosley) tiveram de enfiar o rabinho entre as pernas e anunciaram 4 dias depois que a medida seria suspensa e que o campeão de 2009 seria decidido pelo número de pontos, como sempre foi na F-1. O sistema de pontos continua 10-8-6-5-4-3-2-1.
Porém é apenas uma folga para nós contrários a esta medida, a FIA afirma que a medida entra em vigor em 2010. Vamos torcer para não! Cenas do próximo capítulo...

Deixem suas análises!

21 Análises:

André S.,  22 de março de 2009 16:23  

Eu sinceramente não entendo o que o Ecclestone quer fazer com a F-1.
Ele deu uma declaração dizendo que queiram as equipes ou não, o sistema de quem ganha mais leva vai entrar em vigor em 2010.

Comparou a F-1 com corrida de atletismo. (??????)

Vai saber o que ele quer.

Priscilla Bar 22 de março de 2009 17:49  

Gostei do novo layout. Tava viajando e nao pude passar antes por aqui. Mas já estou de volta.

Ecclestone tem que pedir pra sair...rs

Patrícia 22 de março de 2009 17:52  

Olá gente, andei mio sumida mas com a temporada chegando estou de volta.rs

Também gostei do novo layout.

Priscilla, o Ecclestone pedir pra sair? Aquele lá só no dia que morrer é que larga o osso!rsrs

Beijos para todos!

Zuador,  22 de março de 2009 19:03  

Essa regra eh extremamente ridicula,ainda bem que nao entrou em vigor,num sei oq o Bernie qr fazer na f1,mas só tando muito gagá pra querer colocar em pratica essa regra ridicula,ainda mais ela tendo uma ampla rejeiçao.To doido pra q comece o bolao,espero que consiga competir de igual pra igual com o Don e o Luiz Fernando,e ja digo q esse ano corro de ferrari,ano passado tava de BMW.As meninas provavelmente vao disputar as ultimas posiçoes,rsrs,apostando no Alonso e no Kimi,principalmente a Patricia,rsrs,bjs Paty.

Wanderson Marçal 22 de março de 2009 19:10  

Análise, muito obrigado por ter citado o meu blog no post anterior, mas infelizmente eu não consegui, porém criei uma conta no google. Acho que assim será mais fácil. E logo postarei no meu blog os dias de apostas e tudo o mais.

latueiro,  22 de março de 2009 19:11  

O...Análise f1, fêz uma análise perfeita de toda essa "palhaçada" ém que estão querendo transformar a f1. E muito bém lembrado...N.PIQUET, corria por uma equipe média[brabhan]...contra...ferrari,maclaren,renault....e grandes pilotos da epóca. Eu particularmente! podéria aceitar essa idéia...desde que o grid, fosse formado por 20 equipes diférentes e um único piloto de cada uma. Na atualidade, si aprovada essa formula...! Somente a ferrari teria um inicio de competitividade entre os seus pilotos[isso si um não vencer duas corridas seguidas,pois se acontecer? já era.] As outras equipes[todas] já iriam para a primeira corrida, com total prioridade para somente um piloto e o outro????....coitado!!

Wanderson Marçal 22 de março de 2009 19:16  

Análise, parabéns pelo site/blog. Para a perfeição só deve haver a diminuição da foto do Michael Schumacher, pois como diz meu tio, foi um Manssell Melhorado. Senna, Prost e Piquet foram os melhores. E olha que de f1 meu tio entende. E muito.

Anônimo,  22 de março de 2009 20:26  

....e M.C., repete: Esse papo do Analisanderson com o Redaçal é ótimo ! Veremos o bolão. Verei por quem torcer, dos comentaristas, e darei umas dicas prum chapa qualquer( desde que aceite minha humilde ajuda...). Agora, isso não quer dizer que, de repente, tenha um cara com 4 nicks. Entenderam ? Olho vivo. Bom, os jornaulistas mancomunados e apaniguados de sempre são contra uma sugestão feita por um cara que simplesmente LEVANTOU A F1. E os mentes geladas vão atrás. Não vi, nos últimos 3 anos, qual a diferença de pontos e vitórias entre o campeão e o vice-campeão ? Estranho notar que quando falam que Piquet seria uma só vez campeão mundial, falam de....20 anos atrás ! Até de Senna ! Com mais títulos. Se esquecem que hoje os motores são bem mais confíaveis. Não sejam enrolados meus queridos manémodamigos.....2008 ! Hamilton ganhou por 1 ponto ! Massa teve 6 vitórias e o ingles 5. Mal faria ? POR 1 PONTO ? VAMOS AO ANO DE 2007, povinho sem memória....KimiVodka ganhou por 1 ponto ! Kimi ganhou 6 corridas e Hamilton 4. Nada mudaria. 2006 ! Fefe Alonso BI ! 134 pontos para o españa e Schumacher com 121 pontos. Vitórias de Alonso 7 ! Vitórias de Schummy...7 ! Nada mudaria. 2005....Fefe campeão ! Fernando Alonso 133 pontos e KimiVodka...112 ! Um ponto pro españa. 7 vitórias para o Paella. Vodka com... 7 vitórias...Nada mudaria. Decisão por pontos e não por vitórias em 2 campeonatos recentes ! 2004 eu não falo prá não traumatizar o Wanderson Marçal....Bom, quem leu deve estar se perguntando: " sou um otário gnu maria-vai-com-as-outras podendo cair na boca do crocodilão já que pensam por mim " ? Para quem acha que o sistema de vitórias é uma total tolice....Tome cuidado no próximo rio ! Mané......

lferrari 22 de março de 2009 21:21  

Schumi foi um Mansell melhorado. Socorro, policia!!!!!!!!!!!!!!!!

Luiz Fernando,  22 de março de 2009 22:16  

Aliás, pelos comentários do tio vejo q opiniões abalisadas sobre F1 são uma tradição na família do WM!

Wanderson Marçal 22 de março de 2009 22:25  

Família, LF, que está nas pistas há muuitos anos. E que ficará ainda mais alguns. E quem sabe com títulos e vitórias. Quem sabe, pois, no automobilismo tudo é possível.

Don Corleone,  23 de março de 2009 09:02  

Falar que Schumacher é um Mansell melhorado é uma tremenda tolice... o que um pseudo sentimento nacionalista não faz...

Anônimo,  23 de março de 2009 09:53  

.....e M.C. agradece a MClaren: Obrigado, meu rapaz. É, são poucos que entendem de F1. Voce precisa deixar a emoção de lado, o que os jornalistas dizem e escrevem e ter raciocínio próprio. Usar a cachola. Mas Tio Bernie colocará em prova o novo sistema no ano que vem. E todos os críticos gostarão. Quer apostar? Mudam sinicamente de opinião a cada instante ! Uma loucura...

Ron Groo 23 de março de 2009 13:08  

Realmente o layout novo é bem bonito.
Quanto a F1, andamos mesmo com nosso esporte predileto no fio da navalha. Ou como diz aquela piada. A F1 havia subido no telhado...
Há quem diga que foi apenas um grande golpe de marketing do Bernie e do Max, Tem quem pense que eles estão loucos e que a Fota vai retomando o comando aos poucos.
Fico em cima do muro, nem tanto ao mar e nem tanto a terra.
Mas fiquei feliz com a decisão. Espero agora que se movam e tirem estas múmias do comando da Fia.
São os Eurico Miranda do automobilismo.

Análise F1 23 de março de 2009 13:50  

Olá amigos!
André S.,sair comparando F-1 com atletismo, futebol, olimpíada e etc. é o fim da picada.

Priscila, obrigado! Já viu ditador pedir pra sair? Alguém vai ter que armar pra cima dele para que ele possa ser afastado.

Patrícia, obrigado! Acredito que muito gente já torce para o Ecclestone morrer...rs

Alunos, Piú? rsrs

Zuador, Se a Paty ou a Pri terminam na sua frente vai ficar feio hein? rsrs.

Wanderson, obrigado! Agora Schumacher é mesmo um Mansel melhorado, porém muitas e muitas vezes.rsrs. Como Schumacher é o maior piloto da história da F-1 sempre ue comparado a outro, pode se dizer que ele (Schumacher) é aquele piloto melhorado,rsrs. Que bacana sobre o seu tio, é piloto ou tem alguma equipe de automobilismo? Agora está explicado sua paixão pela velocidade.

Latueiro, obrigado! É isso mesmo, o jogo de equipe ficaria ainda pior!

MC, opinião difernte, porém foi bem argumentada por você. Porém me mantenho contra o sistema onde o que venceu mais corrida leva independente dos pontos.

Luis Fernando(LFerrari). Já está na onda do bolão hein! rsrs. Vc entra como um dos favoritos, olha a responsabilidade hein...

Don Corleone, eu sou seu amigo tá?!rsrs. Mata o Wanderson mas me deixa vivo! (Desculpa Wanderson, antes você do que eu.rsrs)

Groo, obrigado! É como o Trulli falou, as vezes parece que a F-1 quer morrer.

Abração!

Anônimo,  23 de março de 2009 13:57  

...e LantterNEYro, escreve: Quanta besteirRa. Não é engraçadoO o que acabo de aNalisar ? Já viram o mural dos campeôes ? Vejam só a foto do do Gatinho Kimi ! Está em destaque e paRece um galã ! Tô dizendo mas vOces não acreditam...Analisanderson Redaçal é mulher....Não estOu chamando ele de viadinho, BichinhA, não ! BoiolA Isso eu sou e i will survive ! Ele, nos 2 blogs, pareCe ser uma mulher escrevendo se pAssando por homem....

Anônimo,  23 de março de 2009 14:03  

....Macacu Lokô, manda : Os bichinha de cima ? Tamém tém o Mika ! O cara tá bonitão. Mas por quê o manémoda não diz logo que é muié feito a Priscilla Bar ? Será que ele é.....E qual o pobrema ? Ninhum ! Tem jente ki gosta ! E tá faltando o filandez mais feio que foi campeão nesse murau, pô ! O bigodudo Keke Rosberg !

Manu,  23 de março de 2009 16:39  

A regra não é assim tão ridícula ou absurda. É estranha apenas. Além do mais começou do nada, "avisaram" faltando pouco tempo p/ início de temporada. É injusto em alguns pontos e em outros devidamente respeitáveis.
Um exemplim p/ entenderem onde quero chegar: Kimi não seria taxado de sortudo em 2007 visto q teve 6 vitórias em cima de 4 do Hamilton. E no entanto ganhou apenas com 1 ponto de diferença. Massa teria ganhado ano passado com 6 vitórias contra 5 de Hamilton, mesmo com 1 mísero ponto a menos. De qq forma é estranha, esquista, chata, mas não absurda. Um milésimo de segundo na velocidade é muito, um ponto no campeonato soa sorte p/ uns, incopetência p/ outros... Fato é q se querem mudar o sistema de pontuação, é muuuuito simples:é só mudar e conceder mais pontos p/ quem se manteve em primeiro. 2 pontos de diferença p/ o segundo é pouco. Se não acham, deixem como está. Garanto q todo mundo fica um tanto mais feliz. Mas se vai ajudar ou prejudicar um ou outro isso é relevante. Competência na hora H se faz com ou sem pontuações favoráveis, acumulativas ou não.
*É preferível como está (pontos 10-8-6-5-4-3-2-1)já q deixam todos nivelados.
=**

Zuador,  23 de março de 2009 22:54  

Shumi um Mansel melhorado foi demais,rsrs,como o LF disse,fala bobagem sobre formula 1 eh tradiçao da familia do Marçal.Rubinho nao nos deixa mentir.

Zuador,  23 de março de 2009 22:55  

Redação,a Pri pode ate ser,que ela ate q tem uns palpites imparciais,mas a Paty tenha dó neh,rsrsrs,abraços amigos.

  ©Template by Dicas Blogger.