terça-feira, 14 de outubro de 2008

De Olho no Sinal!

Avaliação dos pilotos:
Fernando Alonso:
O criticado (sem razão) bicampeão, que muitos disseram que nunca mais ganharia uma corrida, que não chegaria entre os 10 primeiros no fim do campeonato, voltou a ganhar antes mesmo de ter um carro vencedor, e por duas vezes consecutivas. Porque teve sorte? Não. O fator decisivo nas duas conquistas principalmente no Japão foi o fato de ter mais competência do que do que os pilotos das equipes de ponta. Se Alonso é o melhor de todos no grid, isso pode ser considerado discutível, mas o que se torna cada vez mais indiscutível é de que tenha alguém melhor do que ele. No mesmo nível pode ter um ou dois, mas melhor não consigo ver. Mesmo tendo sido rival do piloto para quem torcia, reconheço no espanhol um piloto completo, um campeão legítimo. Arrogante? Talvez, mas ele é bicampeão, disputou e levou um título contra o maior de todos os tempos, pode ser arrogante se quiser. Tem gente que nunca ganhou nada e que começa dar indícios de que talvez nunca ganhe, que é muito mais arrogante e se acha... Se a Renault estivesse neste nível que está agora (bem atrás ainda de McLaren e Ferrari e pior do que a BMW nas 10 primeiras corridas do ano) estaria com certeza disputando o título mundial.

Robert Kubica;
Também pilotou com maestria, abriu quando pode, andou o mais próximo possível de Alonso e quando foi atacado por Kimi Räikkönen soube fechar a porta e defender sua posição. Está a 12 pontos do líder, quase impossível tirar a diferença em 02 corridas, ainda mais com o carro que tem em relação aos rivais, mas poderia estar talvez na liderança agora se tivesse acreditado em todas as corridas no título (junto com sua equipe). Mas enfim, ninguém acreditava que os pilotos da Ferrari e da McLaren abririam tanto espaço. Mas uma coisa pode se dizer dos 6 pilotos das 3 principais equipes, Kubica é o que menos errou. Se título viesse por merecimento, este ano não seria nem vermelho e nem prateado.
Kimi Räikkönen;
Ainda não está na sua melhor forma, mas já demonstra recuperá-la. Um ótimo treino classificatório, (como a muito tempo não acontecia). Na corrida uma grande largada e teria tudo para vencer, se não fosse mais uma “Hamiltada”. E para provar que o azar não o abandonou 100%, Kovalainen o tocou em uma das rodas danificando-a. Mesmo assim conseguiu voltar ao pódio e aos pontos. Kimi realmente teve um ano tenebroso, abaixo do esperado, mas é sem dúvidas um dos grandes da atual F1 e tenho “certeza” que irá se recuperar e voltar a disputar títulos.

Nelson Piquet Jr.;
A corrida de maior destaque para o brasileiro. Soube imprimir um ritmo constante, aproveitar a boa estratégia da equipe, e não cometeu erros que o fizesse abandonar mais uma vez. Chegou em um 4º lugar com mais mérito do que sorte. Pena que aconteceu tão no fim da temporada, quando as impressões já foram formadas. Mas quem sabe se repetir tal desempenho nas duas últimas corridas, não mude um pouco a má imagem que adquiriu...
Jarno Trulli;
A Toyota não estava tão forte quanto a Renault, mas encontrou um bom ritmo em casa. Trulli que chegou a andar em 1º algumas voltas, conseguiu um bom 5º lugar em uma pilotagem consistente. Dos veteranos é de longe o que está em melhor forma. Merece ainda umas temporadas a mais na F1.

Sebastien Bourdais;

Não é o sexto colocado oficial, mas é o sexto colocado moral! Todos que assistem F1 a algum tempo sabem o quão ridícula foi a punição do francês que foi um dos melhores na corrida. Superou seu companheiro Sebastian Vettel (que já mostrou ser muito rápido e ter talento), porém esteve no caminho de quem tem as “costas quentes”. Não cabia punição ali, aliás, caberia sim uma punição a Felipe Massa, que agiu como se tivesse passando por um retardatário e não lutando pó uma posição. O jeito agora para as equipes pequenas é estacionar quando verem uma Ferrari ou McLaren, lamentável. >Off: Pra mim é claro que fizeram isto pra tentar evitar que o campeonato seja decidido na China.<

Sebastian Vettel;

Novamente nos pontos. STR melhor que a RBR? Não, os pilotos é que se encontraram e são melhores. Vettel é melhor que Bourdais, mas Bourdais é melhor que Webber. Esperem pra ver a quantidade de tempo que Vettel vai colocar em Webber ano que vem. Vai se difícil pro australiano renovar seu contrato...

Felipe Massa;

Muita gente gostaria de ler: “Corridaço do Felipe, que recuperação, mando ver em cima da Honda, Force India e ainda passou o Webber com sua super Red Bull”... Mas o que eu vi foi um piloto nervoso, cometendo erros em vez de apenas aproveitar os cometidos pelo seu rival. Um piloto dentro de uma “super máquina” passando por “carroças” e ultrapassando pilotos medíocres (O Bourdais ele não passou, quer dizer na pista, mas na caneta...). Felipe fez grandes corridas nesta temporada, mas esta com certeza entra na conta das ruins. Desculpem, mas é a minha opinião e não a minha torcida. Quando ele vai bem elogio, quando vai mal critico também. Além do mais tem aquela ultrapassagem duvidosa que fez sobre o Mark Webber usando espaço da saída dos boxes...

Mark Webber;

Ganhou carona no ponto que deram pro Massa!

Heikki Kovalainen;
O carro o empurrou o campeonato inteiro, no dia em que ele resolve correr é o carro que cansa! Quem sabe ano que vem máquina e piloto não se entendem...

Nick Heidfeld;

Apagado e fraco nesta corrida. Bom piloto, mas está correndo abaixo de sua capacidade.

Rubens Barrichello;

Os pilotos da Honda e Force India, não correm, duelam contra o companheiro. No duelo do Japão Rubens bateu Button. Mas não dá pra compará-lo com o resto do grid.

Lewis Hamilton;

Uma corrida definitivamente burra do inglês. Ele realmente não aprende...

---------------------

Avaliação das equipes:


Ferrari;

Desta vez não foi ela quem errou, mas nem pode reclamar, os pilotos as vezes apenas têm se espelhado na equipe. Mas o carro foi o mais rápido. Porém com o Massa lá atrás e uma roda do Kimi danificada. Mas recuperou a liderança entre os construtores.

McLaren;
Pagando por apostar em um piloto rápido, mas sem preparo psicológico nenhum, e em outro jovem irregular. A combinação da dupla provavelmente perderá o construtores mesmo com a Ferrari errando mais e quebrando mais. Poderá ver sua maior aposta jogar fora mais uma vez milhões de investimento no carro e mais um ano de duro trabalho pelo ralo.

BMW;

Erraram na escolha do pneu no Q1, o que eliminou Heidfeld e quase também Kubica. Na corrida foi fraca, Kubica é quem foi forte!

Renault;

Grande corrida para a equipe. Acertou na estratégia com os dois pilotos e quase coloca os dois no pódio. Pode sim reencontrar o caminho da glória em 2009, principalmente com o descongelamento dos motores.

STR;

Os dois carros no Q3, os dois carros nos pontos (A Fia vergonhosamente tirou um). Mas para mim (assumo mais como visão pessoal do que entendimento) são mais os pilotos do que a equipe em si. Coloquem Coulthard e Mark Webber lá para ver...

Red Bull;

Já não devem ver a hora de Vettel chegar...

Toyota;

Fizeram bonito em casa. Corrida digna da Toyota.

Williams;

Do pódio, de volta ao fim do grid. Me entristece ver a grandiosa Williams nesta situação.

Honda;

Eles ainda vendem carros depois que entraram na F1? Você compraria um Honda? Eu teria vergonha de ter a imagem deles na minha garagem.

Force India;

É como platéia fixa de programa de auditório. Apenas faz volume!

Deixem suas análises!

Legenda: 3Verdes=Ótimo. 2Verdes=M.Bom. 1Verde=Bom. Amarelos=Regular. 1Vermelho=Ruim. 2Vermelhor=M.Ruim. 3Vermelhos=Péssimo.

16 Análises:

Cristiano Matheus 14 de outubro de 2008 22:00  

Você tá vivo rEdação!!!

Que bom...

Boa avaliação do Massa e do Hamilton!!!

Mas... seria tudo isso a pressão do primeiro Título!?

Até mais...

Fernando Kesnault,  14 de outubro de 2008 22:12  

Cá entre nós, fazendo uma análise fria e impassional. O que "esses comissários" veem prejudicando o Lewis Hamilton é caso de intertar-se uma ação pública, senão vejamos: 1 - Valência = Massa (ferrari) ao sair do reabastecimento não respeita um adversário que saia do box e quase se tocam, não penalizaram-no com os devidos 25 segundos, resultado que o colocaria em 3º na prova; 2 - Spa-Francorchamps = "inventaram" penalizar que deixa o outro ultrapassá-lo totalmente e que depois acelera e o ultrapassa na curva seguinte com decisão sem fundamento; 3- Fuji = Penalizaram a Hamilton qdo. na verdade que "acossou" o Kimi foi o Kovalainen conforme demonstrado no terminal oficial da cronometragem da FIA (isso por escrito) e a penalização do Massa foi branda qdo. na verdade deveria ser 10 segundos de "stop-and-go", como manda a própria regra atual. Então demonstram estar com decisões ambíguas, dúbias e (infelizmente) parciais à favor (sim) da Scuderia Ferrari. Por quê??

Luiz Fernando,  14 de outubro de 2008 22:19  

Análise, o pessoal da kombi espanhola deve estar extasiado com seu comentário. Como estou num dia legal, nem vou polemizar sobre isto, p não atrair maus fluidos. Discordo da análise do Massa: acho q embora com falhas, como no momento da batida c o Hamilton, ele pilotou muito, fez ultrapassagens ousadas e andou com a faca nos dentes, aja vista as voltas mais rapidas uma após a outra. Os dois pontos alcançados valeram muito e podem (e algo me diz q serão) ser decisivos p o campeonato. De resto, endosso sua visão.

Análise F1 14 de outubro de 2008 22:37  

Trabalho Cristiano...trabalho! São quase 4 da manhã para mim e ainda estou a trabalhar em projetos...

Forte abraço a todos!

Pokantt,  14 de outubro de 2008 22:42  

Bem, nem vou comentar sobres os sinais já que para mim estão ok.

Então vou falar de três coisas.

1 - Nem sabia desse problema que Kimi teve na largada.

2 - Acho que ainda dá para Nelsinho. Bourdais tava em situação parecida, mas o bom desempenho dele nos últimos tempos está agradando ao Berger. Então pode acontecer o mesmo com o Piquet Jr.

3 - Bourdais tá bem, mas tá com uma urucubaca maldita. Rodou na última volta de Spa e perdeu várias posições. Ficou na largada de Monza quando conseguiu a melhor posição de largada dele no ano. E agora essa punição que tirou ele da zona de pontuação.

the jocker,  14 de outubro de 2008 23:05  

por favor kesnault, a FIA beneficiando a Ferrari ?a FIA e FOM de presidentes Ingleses beneficando a Ferrari ?com os presidentes da FIA e FOM Ingleses admitindo em publico que torcem para Hamilton ser Campeao? a Fia e Fom de presidentes Ingleses que ano passado decidiu continuar com os pontos de pilotos de um campeonato que ja era certo do Hamilton pros Ingleses? a Fia que guinchou o carro do Hamilton devolta pra pista ? a Fia que a poucos anos mudou drasticamente as regras para ajudar as "Rivais" da Ferrari? ah por favor nao me faca rir, e a Maclarem tem ainda o que agradecer a Ferrari por que se nao fosse o trabalho duro deles para desenvolver aquele carro a Maclarem estaria disputando posicoens com a Renault no campeonato agora.

Anônimo,  15 de outubro de 2008 00:50  

Análise perfeita, Sr. Análise! Sem tirar nem por...

Anônimo,  15 de outubro de 2008 09:10  

...e Moleque Chatto, maaaannnnnnda: Redação, seu bundão ! Esteve no seu Wlog, né ? Mas, precisa falar da Force India ? Deixa a bichinha em paz faça como eu fiz com o Ron Groo ). R.I.P. prá eles.

Zuador,  15 de outubro de 2008 12:20  

Rsrsrs,uma corridaça dessa do Massa classificada como ruim foi brincadeira,rsrs,ele teve sim uma senhora recuperaçao,arrojado e fez sim uma excelente ultrapassagem,e dai se foi numa red bul?garanto q Kimi apagadinho nao faria.Alonso criticado sem razao?parece q a galera esqueceu a temporada antes de suas duas vitorias circunstanciais.Claro q eh evidente q ele vem sendo um piloto muito bom,até pq a sorte costuma acompanha os competentes,mas dai a transforma o cara num genio da f1,rsrs,q ultrapassagem maestral ele fez?Cingapura,foi muito no azar das ferraris,do Hamilton e ainda do Rosberg,agora nos erros e no azar de Kimi,dizer q ele nao teve sorte eh brincadeira,rsrs.Não concordo q Kubiça deveria ser campeao por merecimento,num vi nada arrojado e maestral dele como vi do Hamilton e do Massa,ficou meio q nakela de espera quebras,embora com muito mais maestria q o Kimi.Em relaçao a Hamilton tbm discordo,dois sinais vermelhos foram pouco ainda,rs,to zuando,acho q a pole tira um sinalzinho e deixa pelos dois mesmo.

Manu 15 de outubro de 2008 13:58  

Não há o q comentar. A análise feita pelo Análise (que redundante! XD)está estritamente correta e com base nos reais acontecimentos em pista.
Quem viu, viu...

Cristiano Matheus 15 de outubro de 2008 15:08  

è rEdação... sei o que isso!?

Mas não poderia perder a piada!!!

Boa sorte nos teus Projetos!!!

André S.,  15 de outubro de 2008 20:05  

Como já foi dito aqui, avaliação perfeita do Sr. Análise! No geral as análises são sempre muito boas, mas essa foi ótima. Como a Manu disse, ele viu exatamente o que aconteceu na pista!

Abraço a todos!

Wallace,  15 de outubro de 2008 20:40  

Caramba! Tenho que visitar mais este blog, parece que alguém na net entende de F1. Bem realista! Ao contrário de bobocas blogueiros que só sabem bater palma pro Massa mesmo quando ele faz merda!!!

Manu 16 de outubro de 2008 14:48  

Bem-vindo Wallace!!!
Qt ao blog, se me permitem contar, o Análise é assim bem realista mesmo. Não há como perceber algo q ele tenha falado em algum post q não condiz com a realidade.

Mas óbvio aqui tem torcedores do Massa então tome cuidado com o dito e será quase crucificado. Eu sou o tempo todo... mas já acostumei hahaha!De qq forma bem vindo ao clube!^^

Bjos pessoas!

Glaucia,  16 de outubro de 2008 19:25  

Vou apenas assinar em baixo dos elogios da Manu, Wallace e outros. O Análise realmente acerta e manda a ver na avaliação!

Seja bem vindo Wallace, a Manu esxplicou direitinho como é o blog!

Beijo a todos os amigos daqui!

Wallace,  17 de outubro de 2008 19:19  

Obrigado Manu e Glaucia pelas boas-vindas!

  ©Template by Dicas Blogger.