quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mika "descobre": A Ferrari não é mais a mesma

O bicampeão mundial Mika Häkkinen disse em entrevista que a Ferrari não tem a mesma dos tempos de Michael Schumacher e do título de seu compatriota Kimi Räikkönen. Na verdade ele disse o que muitos sabem, mas que parece que alguns pilotos que sonham com a equipe italiana ainda não perceberam. Na verdade a Ferrari é a equipe mais tradicional na F1, está lá desde o começo, porém nunca teve em sua história uma fase de triunfo como a de Michael Schumacher.

A equipe vermelha sempre foi cheia de altos e baixos, com baixos bem baixos mesmo! Conquistou por exemplo apenas o 6º lugar em 73, o 10º em 80 ficando atrás da Fittipaldi-Ford, além de vários 4º e 5º lugares que nunca é o objetivo de uma grande equipe como a Ferrari.
Na minha visão Schumacher é quem levou a Ferrari a vencer, o alemão deu 5 títulos aos italianos, os italianos mesmo lhe tiraram no mínimo 3!

Voltando a fala de Häkkinen, apenas não concordo que em 2007 a equipe era organizada. Quebrou algumas vezes com Kimi e Felipe enquanto a McLaren estava sempre forte. Pra quem tinha um carro copiado até que a McLaren andou mais, será porque a fábrica da Mercedes excuta melhor que a da Fiat? O título de 2007 foi graças a persistência do finlandês que continuou a correr atrás enquanto a Ferrari já havia jogado a toalha em suas declarações. Além de Hamilton que tinha uma situação que nenhum outro piloto já teve em mãos e mesmo assim perdeu o título.

O problema que vejo na Ferrari A.S. e D.S (antes e depois Schumacher) é a vontade dos dirigentes de serem mais estrelas que os pilotos. O que fez com que nos anos 80 e 90 nenhum piloto de ponta os quisesse.
A política de “você trabalha pra Ferrari, faz o que a Ferrari mandar, a equipe vem antes de você... blá,blá,blá” funciona com pilotos medianos, campeões não aceitam isso, campeões correm para si mesmo em busca de mais um título e não a favor de um “bem maior” como querem os italianos. Pilotos pouco se importam com a história desta ou de outra equipe, importam-se apenas com a própria história.

Sempre achei um erro não tratarem o campeão como primeiro piloto, deixaram aberto e agora querem que Kimi trabalhe pro Massa melhor colocado em nome da “Scuderia”. Resultado? Kimi não está nem aí e já mostra que está desmotivado para o fim de temporada. Eu também no lugar dele não faria o mínimo esforço para andar na frente!

Caso Massa seja campeão, ficará também desmotivado ao perceber próximo ano que o tratamento dentro da equipe não será especial. A Ferrari sempre foi “indiferente” e tentou se mostrar acima de seus pilotos, exceto no caso de Schumacher, mas lá já havia batido o desespero e o alemão foi mesmo para mandar munido de cláusulas contratuais e com a equipe da Benetton em peso.

O futuro que vejo é que volte a acontecer um desinteresse nos próximos anos de se ir para Ferrari e uma nova queda no desempenho da equipe. Vejam bem, não torço para isso, nada tenho contra a Ferrari, foi lá que vi Schumacher ganhar 5 dos seus 7 títulos, porém é o que penso. O que será uma pena pois assim teremos menos uma equipe disputando o título.

Campeões vão atrás de equipes que podem ganhar o campeonato de pilotos e se a Ferrari continuar em erros e caindo no rendimento (principalmente com as novas regras ano que vem) poderá perder o interesse de grandes pilotos para defender a escuderia e voltar a contar com pilotos do nível Berger/Alesi.

Enfim vamos aguardar e ver quem a Ferrari optará para brilhar e aparecer pela “Scuderia”, Kimi e Felipe ou Stefano e Luca.
Deixem suas análises!

21 Análises:

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 09:09  

Eu gostava do Mika Häkkinen. Acho que se ele estivesse aí com a Ferrari errando assim, ele dava um caldo no Hamilton e já tinha levado o caneco!

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 09:35  

Hee, grande Mika. Hahaha, ele devia estar torcendo para isso acontecer com a Scuderia Ferrari. lol
Lembrei do vídeo de quando perguntam se tem alguma chance dele ir para a Ferrari e ele fica dando uma risada doida. E ele falou uma vez que Kimi errou ao sair da McLaren.

Quando eu era pequeno, eu nem sabia dessa tradição toda da Ferrari. Época de Berger/Alesi. Hehehe, aí, essa dupla é marcante para mim. É que nem Heidfeld e Kubica que estão uns posts abaixo. Eles dividiram a Ferrari e depois foram juntos para a Benetton.
93-95 Ferrari
96-97 Benetton

E para finalizar, deixo uma frase do Kimi... - “O título de construtores não significa muito para mim.”

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 11:52  

Eu ja havia dito isso uma vez pro Luiz Fernando que tambem é fã do Schumi, o Schumi é quem fez a Ferrari ganhar e não o contrario.
Normalmente a McLaren é mais organizada!

Beijos!

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 12:58  

A Manu é quem vai adorar esta foto. Ela é fã declarada do Mika!
Abraços!

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 13:32  

Hakkinen de ve ter tomado muita vodka, o q é comum aos finlandeses, p dizer tamanha "novidade", q incrivelmente teve repercussão na imprensa. Ora, ano passado saiu o Schumi, maior dos maiores, este ano Jean Todt, q organizava tudo, isso p não falar nas saidas do Rory Byrne, Paolo Martinelli e Ross Brawn. Ou seja mudou-se toda uma estrutura q deu certo. Agora isso é novidae? Ocorreu ontem? Qdo a imprensa fica sem noticias qualquer coisa obvia repercute. O enfraquecimento da ferrari não é novidade, pois comneçou no dia em o Schumi anunciou a aposentadoria; de lá pra cá tudo só piorou, inclusive o percentual de cagadas indesculpaveis da equipe.

Manu 8 de outubro de 2008 às 13:45  

Ooooh Glaucia verdade!!! Saudade desse moço hahaha!

Mas ele falou coisas certas sobre a Ferrari, embora o fato dele dizer q o Kimi fez mal em sair da McLaren isso eu já não concordo. Sinto o Kimi bem diferente na Ferrari e mais feliz todavia. Porém um fato fiel é q a Ferrari não é a mesma coisa sem Schumi. E digo mais: a Ferrari é equipe p/ um piloto e um escudeiro. Decidiram botar 2 pilotos p/ brigarem na pista, poderão seriamente perder a hegemonia p/ McLaren, como vem perdendo.
Fui fã por muito tempo da McLaren, achava sempre mais completa e profissonal q qq outra equipe dentro da F1, porém os erros do ano passado fizeram com q ela perdesse o brilho p/ mim. Hoje acho muito estranho olhar a McLaren de 2006 com tantas quebras do Kimi durante a temporada e ver a equipe tão superior em 2007 com 2 pilotos recém chegados. Pelo Alonso não duvidava q ele seria destaque, mas Lewis e a falta de quebras me deixam até hoje com a pulga atrás da orelha.
Um dos erros da Ferrari foi deixar seus pilotos decidirem por si só nas pistas e como foi dito, a sorte foi q o Kimi estava muito motivado com a nova empreitada, aproveitou do erro de Lewis e foi consagrado com seu título merecido e esperado depois de dois vice campeonatos.
A Ferrari acreditou q tinha Schumi e q a sorte estava do lado deles sempre. O problema é q existem mais coisas entre o céu e a terra do q a vã filosofia deles.XD Kimi é um bom piloto mas não é Schumi p/ tirar coelhos da cartola. Massa então nem se fala.
O q precisavam era ter decidido depois de 2007 no mais tardar no meio da temporada, quem seria o primeiro piloto (seja ele quem fosse) e concordo q hoje as coisas estaria menos desafogadas.
Porém as coisas tomaram rumos estranhos. Não me parece ser só culpa do Schumi pois ele está lá ainda de certa forma e pode falar e palpitar qd acha q deve e todos escutariam sem sombra de dúvida. Acho q tem algo a mais nisso tudo.

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 16:55  

Análise,

A Ferrari sempre correu pela Ferrari, pra Ferrari. A única época em que isso nao ocorreu foi na Era Schumacher, que associado ao profissionalismo de Ross Brawn e Jean Todd, fez a equipe ser imbatível. O Montezemollo deu uma declaraço a um tempo atrás dizendo que os "outros" sempre oscilaram mas que a Ferrari sempre esteve lá, brigando pelo título. Mas o que adiante "estar lá" e nao levar?!

Bjs

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 18:30  

Acredito na evolução...

Como já citei em umas das minhas colunas do meu blog, O Sucessor. O problema da Ferrari é que ela vive um período de transição de liderança. Saindo Ross Brown e entrando Stefano Domenicali.

Mudou-se a filosofia de trabalho, não se tem um primeiro piloto e sim dois pilotos com condição de brigar pelo título!!!

Os títulos trouxeram investimentos financeiros e a equipe se vê na obrigação de ser competitiva e inovar. Novas tecnologias nem sempre são perfeitas, veja que na era Schumacher o Carro difícilmente quebrava!!!

Novos líderes buscam inovações desnecessárias, veja o semáforo... mudam sistemas, vejas as falhas nos abastecimentos...

No entanto, a Ferrari está em cheque, pois terá que provar para o mundo que evoluiu com a passagem de Schumacher e sua trupe - pelo menos para mim!!!

Redação, gostaria que visitasse o novo Blog Pole Position, ou melhor avaliasse como está ficando... já que estou colocando novas ferramentas, interresantissimas por sinal!!!

Até mais...

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 20:01  

Acredito que a Ferrari já não disputa o título ano que vem!

Querem apostar?

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 20:34  

Se o Massa ganhar agora a Ferrari tem de favorecé-lo desde o inicio da temporada!

Ele merece ser o primeiro piloto! O Massa tá mandando muito bem e o Kimi? O que o Kimi já fez na Ferrari?

Anônimo,  8 de outubro de 2008 às 20:41  

Simone, ele APENAS foi campeão do mundo. Será q é pouco?????

Anônimo,  9 de outubro de 2008 às 02:10  

Do jeito q vc tbm deve apostar q um dia Alonso disputa nao é André?rsrs,como alguem pode escrever tamanha bobagem amigo?Simone e LF,acho q o Massa tem q ter tratamento de primeiro piloto agora,prox temporada igualdade novamente,nao precisa ser favorecido pra vencer o Kimi.Agora Redação amigo,por favor né?O kimi ganha muitas verdinhas pra trabalhar pra equipe sim senhor,mandou mal mas o seu companheiro ta mandando bem,tem mais do q obrigaçao de ajuda-lo já q nao teve competencia de entra na briga essa temporada,estando nesse momento a frente apenas um ponto do segundao da BMW,oq chega a ser curioso,pois o alemao tava com sua vaga ameaçada,claro q eh outra historia,pois o Kimi eh campeao mundial,mas pra ver q esse ano o filandes mandou mal demais.Só sei q agora lamento por nao ter seguido o conselho da Patricia,de votar no Massa campeao e Hamilton vice,rsrs,quando quer errar vc eh otima de palpite Paty,rsrs,bjs.

Anônimo,  9 de outubro de 2008 às 05:05  

O dono das maiores pérolas aqui nem preciso falar quem é. Não é mesmo? rsrs.

Simone, a sua pergunta já foi respondida pelo Luiz Fernando. Um aviso apenas, o correto é escrever "favorecê-lo" e não "favorecé-lo" como você fez. Usa-se o acento circunflexo e não o agudo! No caso de dúvidas é possível escrever sem acentos na internet. Mas até que ficou engraçado!

Abraço a todos!

Anônimo,  9 de outubro de 2008 às 06:59  

Vc não tem como dizer que o André falou besteira Zu, ninguém sabe como estarão as equipes na próxima temporada. Lembra da Ferrari em 2005? Após ganhar tudo em 2004 com facilidade foi apenas 3ª no construtores e nos pilotos com Schumacher.

Sobre acertar quando não quero,rsrs, nem assim acerto, pq quem vai ganhar é o Lewis e como ninguém apostou nele o Redação vai economizar 50 dólares! rsrsrs

Beijos!

Anônimo,  9 de outubro de 2008 às 09:14  

Análise, pra acalmar o Zuador e a Paty Gatinha tá faltando vc publicar aquelas fotos das sósias da Paty, q caracterizam o bom gosto do Zuador c mulheres...

Anônimo,  9 de outubro de 2008 às 11:42  

....e Moleque Chatto, escreve: Diria, A Ferrari....PIRULITOU-SE TODA ! O caçador de Censuradores - CensorChatt mais um produto blábláblá e blábláblá, voces sabem, acaba de detectar mais um CENSURADOR, amigo do Tio Béo Tosé.....RONRON GROO ! Do Bliss do Groo....Acreditem...ele é....

Anônimo,  9 de outubro de 2008 às 12:24  

Mika é de nada! Apanhou do Senna, e vai ver o Hamilton fazer melhor na McLaren!

Anônimo,  9 de outubro de 2008 às 13:17  

essa foi boa... O Kimi não fez nada pela Ferrari. Fez a obrigação dele ano passado ou eu vi coisas ?
Fala sério... se o Massa for privilegiado ano que vem se vier a ganhar esse ano, porque o Kimi não foi depois de 2007? O massinha é mais bonito, mais talentoso?
Por favor quero respostas que convençam porque sinceramente essa foi a coisa mais idiota que já tive o prazer de ler aqui

Anônimo,  9 de outubro de 2008 às 16:16  

p/ desavisados... se não houver roubos e coisas inconsequentes até o "inútil" do Kimi Raikkonen tem chances... vejam por esse simulador:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL791543-15011,00.html

Anônimo 10 de outubro de 2008 às 11:06  

A Ferrari precisa apenas a voltar a viver para um piloto só, como no tempo de Schumi!

Anônimo,  11 de outubro de 2008 às 01:09  

Duvido q isso aconteça,a ferrari continuara sendo a equipe q todo piloto exceto o Hamilton qr ir.André amigo,q perolas brother?LF,a Paty eh um pouquinho mais bonita q as sosias,rsrs,brincadeirinha,nao bata em mim Paty,rsrs.Paty acho sim q o André falou bobagem e q o Redaçao deu um palpite muito arriscado.Saber como estarao eh claro q nao sabemos,senao estariamos bilionarios com tais adivinhaçoes,hehe,mas pelos fatos de hj da pra predizer q a ferrari continuara forte por um bom tempo,bjs.

  ©Template by Dicas Blogger.