sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Fazendo história em tempos ruins!

Kimi Räikkönen vive um momento difícil na F1. Natural na carreira de um piloto, anos de glória e anos de pedra, não é a primeira temporada difícil do finlandês, em 2002 se adaptando a McLaren ficou atrás do companheiro David Coulthard, em 2003 disputou o título e só não ganhou por erros da McLaren e por que lá tinha um Michael Schumacher que não perdoava erros dos adversários.

Em 2004 com um carro ruim, o “Ice Man” pouco fez. Em 2005 voltou a disputar o título, mas com o carro quebrando na última volta da vitória, ficou difícil bater o tão talentoso quanto Fernando Alonso.

Mas em 2005 Kimi escreveu seu nome na história da F1 ao fazer 10 voltas rápidas em uma só temporada, igualando-se ao recorde de Michael Schumacher em 2004.

Em 2006 o finlandês voltou ter um ano pouco expressivo e resolveu trocar a McLaren por outra equipe, chegou a assinar um pré-contrato com a Renault, mas no fim acabou se transferindo para Ferrari (sorte hein?!).
Após o ruim ano de 2006, Kimi volta a escrever seu nome na história da F1, desta vez como o campeão mundial de 2007. Enfim o finlandês conquista o que já vinha merecendo a algum tempo.


2008 também com a Ferrari, Kimi tem um bom inicio, mas depois tudo foi apenas espinho. Nas quatro primeiras provas Kimi era o líder com 28 pontos, agora com 15 corridas completas ele é o quarto apenas com 57 pontos, nas 10 últimas corridas o finlandês fez 29 pontos, apenas 1 a mais que nas 4 primeiras. No início do ano com a BMW superando a McLaren, fiz um post dizendo que a equipe possuía a “maldição dos anos pares”, mas parece que a “maldição” e do finlandês.

Porém no meio de tanta turbulência, Räikkönen volta a escrever seu nome na história, ao igualar seu recorde de 2005 e ao de M. Schumacher em 2004, fazendo 10 voltas rápidas antes do fim da temporada, o que diz que o finlandês ainda pode superar o próprio recorde e ser o único dono do recorde do número de voltas rápidas em uma temporada.

O recorde de voltas rápidas e sim importante, já que apenas grandes nomes possuem as melhores marcas, tanto que o detentor de maior números de voltas rápidas na carreira é Michael Schumacher, e o segundo Alain Prost. Kimi Räikkönen vem em terceiro e já se aproxima do recorde do francês tetracampeão.
Acho que quem entende um pouco de F1 consegue nestes números perceber o quão rápido o finlandês é. Passa por uma fase ruim, mas Prost, Senna, Piquet, Fittipaldi, Schumacher entre outros, também já passaram por situações onde as coisas não funcionavam, sem a menor explicação. As vezes o estilo fora das pistas do finlandês é confundido com seu estilo dentro das pistas. Na pista ele tem um perfil bem diferente do que demonstra nos boxes, pódios e entrevistas. Fora das pistas é calado, calmo, chega a dar raiva em alguns que querem ver circo como Bernie Ecclestone. Porém nas pistas é agressivo, rápido, tem um ritmo forte, prova é que piloto calmo não faz muita volta rápida!

Certeza não podemos ter de quase nada nesta vida, mas acredito que as coisas funcionaram para o finlandês ano que vem. Tomara que as coisas funcionem também para Kubica, Alonso e que continue funcionando para Felipe e Hamilton, e quem sabe funcione para outros mais, para termos um campeonato emocionante e com vários pilotos em condições de nos darem um grande espetáculo dentro das pistas, porque fora delas só interessa ao “Tio Bernie”.

Deixem suas análises!

19 Análises:

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 09:15  

HEEEE!!!
Mais uma e pega o record absoluto de Fastest Laps em um ano.
E se ele tivesse feito FL em Hockenheim teria também o record de maior sequência de FL.

Se não dá para comemorar o título, pelo menos descola alguns recordes... lol se bem que Kimi diz que não tem interesse em recordes.

----------------------------------

Hehehehe, estou esperando um novo post comentando a última declaração de Lewis para a imprensa alemã... se da última vez já estavam reclamando do inglês, agora vai ter gente querendo matar ele.

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 09:41  

Se o Kimi tivesse conseguido a vl em Hockenheim ele estaria com uma sequencia incrível. De agora em diante só espero que ele chegue ao pódio..

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 10:27  

O que o post retrata e os comentários do Pokantt e da Sami já demonstram que faltou um pouco sorte ao finlandês e que as vezes o levou a um erro ou outro, mas mais erraram com ele do que ele errou, mais rápido e talentoso ele continua como sempre e o recorde está aí para provar!

Sobre a declaração de Lewis Hamilton é melhor nem comentar Pokantt, é digna de internação! rsrs

Beijos

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 10:48  

a sorte do q kimi é q vivemos a fórmula 1 segura pois senão com essa desconcentração era melhor dar férias pra ele pq isso é perigoso

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 13:26  

Recorde mediocre!

Manu 3 de outubro de 2008 às 14:39  

Bom. Comentários de meus colegas Sami, Pokantt e Patrícia tem o meu apoio. Pensei ontem mesmo e escrever algo parecido sobre Kimi em meu blog. Mas enfim, Análise ouviu meus pensamentos hahaha!
Sem maiores comentários. Kimi é um grande piloto, assim como muitos. Esse ano não foi o dele mas poderá ser nos próximos futuros.
Anos pares não são o forte dele. Mas os recordes apontam o q ele como profissional.

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 14:44  

Q recordizinho mediocre,rsrs,francamente,ou melhor fracamente o Kimi nunca foi nada demais,piloto bom,nada mais,espera quebras e pronto,num classifica bem,nao ultrapassa,enfim.Q recorde mais bobo,quem ta ligando pra isso?acho q nem ele ta nem ai,rsrs.O kimi eh um cara gente boa,eh uma pessoa massa,fala pouco e quando precisa da umas senhoras cortadas q eu axo mo massa,rsrs,mas como piloto nao tem nada demais.Eh bom o suficiente no maximo pra ocupar o lugar de segundo piloto q ocupa atualmente na ferrari.

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 15:51  

Ultimamente o Zuador anda muito amargo, o que será?? Ninguém prá ele é bom o suficiente. Esses númeors de melhores voltas mostra prá quem não sabe que o cara é muito rápido e eficiente, pois tem uns que são rápidos e erram muito e não conseguem nem melhores voltas. Agora, medíocre por mediócre, recorde fajuto é o do Barrichello com uns 260 GP's e só 9 vitórias, salvo engano, aí sim é o maior perdedor da história.

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 15:53  

É isso aí Kesnault, eu, particularmente, gosto muito de piloto que baixa a bota e erra pouco, só poucos conseguem essa destreza. Um abraços a todos.

Manu 3 de outubro de 2008 às 17:38  

Seria catastrófico, ou melhor, um dilúvio Fernando, se Zuador concordasse com o post e tratasse o Kimi como piloto e levar em consideração o recorde. Como o Alonso, ele tbm não vai com a cara do Kimi. Com razão: Ele é torcedor do Massa. Nada anormal e é a posição dele, q já imaginava q estava por vir.

Pergunto eu: se esse recorde é medíocre o q sobra p/ quem não é recordista em nada?

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 17:44  

Isso ressalta a Fase de Massa, que além de estar mais consistente, é também mais eficiente pois sabe fazer volta rápida na hora certa, no Q3!!!

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 18:07  

Não tenho nada contra o Kimi Manu,ja disse,ele eh um cara legal,so nao gosto de sua pilotagem,acho um recorde meio bobo sim,axo q eh como o Cristiano disse,hora de fazer volta mais rapida eh no Q3,de q adiantou essas voltas do Kimi?Quanto a Alonso desse ai nao gosto mesmo,pilotinho nada demais tbm,embora infelismente parece esta melhor q o Kimi,q eh um cara bacana,enquanto o Alonso eh um bobao,arrogante e encrenqueiro.Como falei a pessoa do KImi tem qualidades q eu admiro,ele eh relativamente humilde,fala pouco e muitas vezes eh preciso quando fala,da umas cortadas muito engraçadas,rsrs,como aqui ele deu no Alonso em 2005,ele so nao me agrada como piloto,e acho esse recorde meio com um quê de inutil.

Anônimo,  3 de outubro de 2008 às 18:23  

Concordo inteiramente com o post, e o que disse a Lílian, Manu, Kesnault, Sami, Patrícia e Pokantt.

O recorde mostra o quanto é rápido.
Essa coisa de Q3 é bobeira, na época de Senna e Prost os pilotos davam várias voltas em busca da pole e quando isso acontece, o Massa quase nunca é o primeiro quando os pilotos dão várias voltas lançadas.

Dificil discutir com quem só enxerga a temporada atual. O que o Massa fez em 2006 e 2007? E a lavada que levava do Heidfeld na Sauber?

Manu 3 de outubro de 2008 às 19:50  

Pois é Glaucia, eu prefiro não dar a minha opinião referente as suas questões. Escreveria um texto enorme aqui. ^^

Zuador: fico aliviada q vc tenha dito q Kimi é legal. ^^ Pq ele deve ser.
Concordo q esse ano ele esteve a dever. Coisas da vida... Mas ele é humano e erra como todos. Mas é fato seu recorde. Prova q ele pode estar apagado esse ano, mas ainda é ativo.

Anônimo,  4 de outubro de 2008 às 00:35  

Glaucia,bobeira volta mais rapida no Q3?rsrs,e no Q3 q se define a pole sabia?Ser o mais rapido em Q1 e Q2 e nada eh a mesma coisa,e ate burrice acelerar demais ali e arriscar se ferrar.Q1 e Q2 e nada dá no mesmo assim como essas voltinhas mais rapidas do Kimi q num surtem efeito algum,o segundao da bmw esta a um ponto dele,um absurdo pra um piloto ferrari,mesmo o Kimi sendo o segundao da ferrari.Sim Manu,o Kimi eh um cara bacana,cirtico a postura dele na pista,quanto a sua passividade e falta de capacidade de fazer algo mais q espera quebras e correr bem de cara pro vento na corrida,esse recorde continuo na mesma linha,axo q nao quer dizer nada,pois nao adianta da essasvoltas fazendo corridas ruins como fez nessa temporada.

Manu 4 de outubro de 2008 às 09:40  

Como eu falei...erros acontecem.

Anônimo,  4 de outubro de 2008 às 11:16  

Num eh questao de erros nao Manu,eh postura em pista,eh ir pra cima,ultrapassa,classifica bem.Eu nem joguei pedras nele pela ultima corrida,ele fez sim uma boa corrida,bateu no muro?E dai,depois a a ferrari acabou com sua corrida o anormal seria se ele nao se abatesse,mas a temporada dele como um todo foi muito fraca,errar ele nem erra tanto assim pq quase nao arrisca.

Anônimo,  4 de outubro de 2008 às 13:25  

Eu acho que o recorde dele é grande coisa sim, mostra que ele é um grande piloto, o que eleva ainda mais a campanha do Felipe que está ganhando de um campeão mundial!

Força Felipe!

Anônimo,  4 de outubro de 2008 às 17:39  

Opiniao eh opiniao,sei la,pra mim as coisas sao uteis quando tem uma razao de ser,dá volta mais rapida em corridas fracas nao acho de grande valia,mas cada um tem a sua opiniao.Quanto ao Felipe,preciso nem comenta,ta fazendo uma super temporada e eh o piloto mais equilibrado da f1 no momento,pena q a ferrari faz tanta bobagem,mas ainda acredito no Massa.

  ©Template by Dicas Blogger.